Um Olhar para o Futuro: Criação do Primeiro Modelo de Embrião Humano Utilizando Células-Tronco

Por GestãoTec | 20/09/2023 | 4 Minutos de leitura

A ciência mais uma vez rompe barreiras e nos faz repensar o que é possível. Recentemente, uma equipe do Instituto de Ciência Weizmann de Israel, liderada pelo cientista Jacob Hanna, desenvolveu um modelo pioneiro de um embrião humano usando exclusivamente células-tronco, sem a necessidade de espermatozoides, óvulos ou útero.

O marco representa uma janela inédita para as fases iniciais do desenvolvimento embrionário. Este modelo é comparável a um embrião humano no 14º dia de gestação. A esse ponto, ele começa a formar estruturas internas, embora ainda não tenha delineado os primórdios dos órgãos.

Essa inovação foi anunciada na prestigiosa revista Nature, após uma apresentação antecipada na reunião anual da Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (ISSCR) em Boston.

O Processo por Trás da Inovação

Apesar de alguns relatos se referirem a ele como um "embrião sintético", é crucial esclarecer que o que foi desenvolvido não é um embrião genuíno. Foi criado um modelo que ilustra o funcionamento de um embrião. Jacob Hanna esboçou o processo em três etapas:

1. Utilização de células-tronco derivadas da pele humana e outras cultivadas em laboratório.
  2. Reversão dessas células a um estado primitivo com potencial para evoluir em diferentes tipos de células.
  3. Manipulação subsequente dessas células para estabelecer a base de algo estruturalmente semelhante a um embrião.

"Nossos resultados mostram que em aproximadamente 1% dos agregados, as células começam a se diferenciar de maneira apropriada, organizando-se em uma estrutura correta", disse Hanna.

Contextualizando a Descoberta

Este estudo não é isolado. Magdalena ?ernicka-Goetz, renomada na área de desenvolvimento e células-tronco na Universidade de Cambridge, destaca que em 2023 houve publicações de seis modelos semelhantes por equipes internacionais, incluindo a de seu próprio laboratório.

Implicações e Desafios Éticos

Além do potencial de novos métodos para testar medicamentos durante a gravidez e aprofundar a compreensão de abortos espontâneos e doenças genéticas, essa pesquisa poderia ser a chave para cultivar tecidos e órgãos para transplantes. Entretanto, essa capacidade de modelar o desenvolvimento embrionário traz desafios éticos significativos.

Jacob Hanna compara a situação à física nuclear, onde a potencialidade de construir uma bomba nuclear não deve impedir a pesquisa nessa área. Ele defende uma abordagem transparente, envolvendo o público a cada passo do caminho.

Quanto ao futuro? Hanna é ambicioso. Ele planeja avançar seu modelo até o 21º dia de desenvolvimento e aspira atingir uma taxa de sucesso de 50%.

O progresso na ciência sempre levanta questões tanto sobre os limites do que é possível quanto sobre os limites do que é ético. Com avanços como este, é essencial continuar o diálogo.