A Missão Crew-7 da SpaceX e seu Estudo Sobre os Efeitos das Viagens Espaciais no Corpo Humano

Investigação Pioneira da NASA a Bordo da SpaceX Crew-7

Por GestãoTec | 31/08/2023 | 4 Minutos de leitura

No último sábado (26), a tripulação da missão Crew-7 embarcou rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da espaçonave SpaceX Dragon. Durante os seis meses programados para essa missão, os astronautas conduzirão mais de 200 experimentos científicos, incluindo novos estudos sobre os efeitos das viagens espaciais no corpo humano.

A NASA especificou em um comunicado que um dos principais objetivos da missão será investigar como a permanência prolongada no espaço impacta o corpo humano. Para isso, será realizado um conjunto de 14 experimentos, nomeados "Complementos de Protocolos Integrados para Pesquisa de Exploração Humana" (CIPHER, na sigla em inglês). Esses experimentos têm como objetivo coletar diversas medidas fisiológicas e psicológicas da resposta humana ao tempo no espaço.

Kristin Fabre, vice-cientista-chefe do Programa de Pesquisa Humana da NASA, explicou ao The Verge que a intenção dos experimentos é "compreender o impacto da duração no corpo como um todo", o que ainda representa uma "grande lacuna de conhecimento". Os experimentos CIPHER incluirão dados sobre força óssea, saúde ocular, funcionamento cardiovascular e atrofia muscular.

A Importância da Microgravidade na ISS

A ISS é o local ideal para a realização desses estudos devido à presença de microgravidade. O Space.com observa que o impacto do espaço e da microgravidade no corpo humano aumenta exponencialmente com o tempo que os astronautas passam nesse ambiente.

Há mais de duas décadas, as investigações na ISS focam no estudo desses efeitos. Essas informações são cruciais para futuras viagens humanas ao espaço profundo. "Pensamos na Estação Espacial Internacional ou na órbita baixa da Terra como um ambiente fantástico para estudar a microgravidade em particular. Para o CIPHER, estamos realmente tentando abordar um perigo muito específico para o tipo de pesquisa que estamos realizando. Isso é algo único que a ISS pode oferecer", afirmou Kristin Fabre.

Outros Experimentos da Missão SpaceX Crew-7

Além de analisar o impacto do tempo prolongado no espaço no corpo humano, a NASA também investigará a presença de microrganismos na superfície externa da ISS, os efeitos da microgravidade no ciclo de sono e o crescimento microbiano em superfícies de aço inoxidável, como as presentes nos sistemas de água do laboratório orbital.

Ao todo, durante o período programado para essa nova missão, os astronautas da SpaceX Crew-7 conduzirão mais de 200 experimentos científicos, englobando tanto novos estudos quanto outros já em andamento. Esses experimentos fornecerão informações valiosas que poderão contribuir significativamente para a preparação de futuras missões espaciais de longa duração.