Windows 11 recebe nova prévia com widget para Facebook e novo mixer de volume

Microsoft expande recursos de widgets e prepara terreno para mais inovações

Por GestãoTec | 05/05/2023 | 4 Minutos de leitura

O Windows 11 recebeu uma nova prévia na sua fase de testes iniciais, que apresenta um widget para o Facebook, além de outras modificações.

Essa é a prévia 25357 do canal Canary, e faz parte do esforço recente da Microsoft em relação aos widgets, com a adição do Facebook sendo uma inclusão bastante significativa.

Assim como outros widgets, ele fornece destaques rápidos, como notificações recentes da plataforma de mídia social.

Para experimentar, os testadores precisarão visitar a Microsoft Store e baixar o aplicativo do Facebook ou, se já estiver no PC, garantir que o cliente esteja atualizado para a versão mais recente. Depois, é possível adicionar o widget do Facebook ao painel normalmente (por meio do seletor, o ícone ‘+’ no painel).

Mais widgets estão chegando para outros serviços, conforme a Microsoft observa: "Você deve esperar ver novos widgets adicionais à medida que mais desenvolvedores criam e lançam widgets para seus aplicativos".

A outra grande mudança desta prévia, além das coisas para desenvolvedores, é que um novo mixer de volume reformulado está presente nas configurações rápidas.

Esse novo mixer aumenta a funcionalidade para permitir o controle do volume por aplicativo, ou seja, por exemplo, é possível diminuir o volume no navegador, enquanto deixa-o em um nível mais alto para tudo mais no sistema. Há também controles para alternar rapidamente entre dispositivos de saída, se necessário.

Para obter mais detalhes sobre todas as mudanças na prévia 25357, confira o post do blog da Microsoft.

Análise: Prepare-se para mais widgets - e em breve, provavelmente Como mencionamos recentemente, a Microsoft está se esforçando bastante para tornar os widgets algo mais importante no Windows 11, e a introdução do Facebook ao clube dos widgets é claramente outro grande passo à frente aqui.

Isso ocorre além da introdução de ícones animados para widgets e, mais significativamente, da expansão do painel de widgets para um tamanho maior (três colunas em vez de duas). Tudo isso ainda está em teste, mas há até rumores de que os widgets eventualmente terão a capacidade de sair do painel e serem arrastados para a área de trabalho. Este último ponto ainda é um rumor.

De forma reveladora, em seu post do blog para a nova prévia, a gigante do software novamente instigou os desenvolvedores de software do Windows a criarem seus próprios widgets, vinculando a recursos para ajudá-los a fazê-lo. A Microsoft também pediu especificamente comentários dos testadores sobre as últimas alterações, usando o link de feedback dos Widgets (no seletor de widgets).

Parece muito claro, então, que a Microsoft pretende ampliar consideravelmente este canto da interface do Windows 11.

Edson Souza

Escrito por:

GestãoTec

Tags

Você pode ser interessar também