Recursos Inovadores do Google Maps e Nest Ajudam a Reduzir Poluição e Consumo de Energia

A Utilização de Inteligência Artificial e Tecnologia Inteligente Resulta em Significativa Redução nas Emissões de Carbono e Economia de Energia

Por GestãoTec | 26/07/2023 | 6 Minutos de leitura

Introdução:

Um recurso inovador do Google Maps auxiliou na redução significativa de poluição por dióxido de carbono (CO2), conforme revelou um recente relatório ambiental publicado pelo Google. A empresa informou que a função, lançada no final de 2021, resultou na prevenção de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de emissões de CO2. Para colocar isso em perspectiva, esse número equivale à remoção de 250 mil carros movidos a gasolina das ruas por um ano inteiro.

Onde este recurso se encontra disponível ?

Disponível nos Estados Unidos, Canadá e cerca de 40 países da Europa, a função permite aos usuários do Google Maps visualizarem rotas otimizadas em termos de eficiência de combustível. O sistema se baseia em um sofisticado modelo de aprendizado de máquina que consegue prever a rota mais eficiente em termos de consumo de combustível ou energia, fornecendo essa opção aos usuários. Caso o caminho mais eficiente do ponto de vista ambiental seja também o mais rápido, o aplicativo selecionará essa rota como a opção padrão. Adicionalmente, o Google Maps permite que os usuários informem o tipo de motor do veículo - seja a gasolina, diesel, híbrido ou elétrico - para obter previsões mais precisas.

A fim de quantificar as emissões de CO2 evitadas, a empresa comparou a quantidade de combustível que os usuários do Maps teriam consumido caso optassem pelas rotas mais rápidas, sem a ajuda da função de roteamento ecológica. Entre outubro de 2021 e dezembro de 2022, a economia gerada resultou na prevenção de 1,2 milhão de toneladas de emissões de CO2.

Além disso, o Google destacou que a economia de energia proporcionada pelos termostatos inteligentes Nest somou mais de 113 bilhões de kWh, contribuindo para a redução de 36 milhões de toneladas de emissões de CO2 entre 2011 e 2022. Esses números do Nest indicam uma economia de energia maior do que todo o consumo energético do Google no ano anterior, quando mais de 10 milhões de toneladas de CO2 foram geradas.

Google e as emissões de CO2

A gigante da tecnologia vem se esforçando para minimizar os impactos ambientais resultantes de suas operações. Desde 2018, as emissões de CO2 oriundas das atividades do Google diminuíram cerca de 13,6 milhões de toneladas. Entretanto, o Google reconhece que ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar sua meta de reduzir suas emissões à metade até 2030. Esses avanços e esforços sublinham o compromisso do Google com a sustentabilidade e o papel significativo que a tecnologia pode desempenhar na mitigação das mudanças climáticas.

Como parte de seus esforços contínuos para enfrentar a crise climática, o Google continua a explorar novas formas de utilizar a tecnologia para minimizar a pegada de carbono e promover práticas mais sustentáveis. A combinação do Google Maps e o aprendizado de máquina representa apenas uma dessas inovações, fornecendo aos usuários a capacidade de escolher opções de rotas mais eficientes em termos de consumo de energia, levando a uma redução significativa nas emissões de carbono.

Além disso, a economia de energia gerada pelos termostatos inteligentes Nest da empresa sinaliza o potencial da tecnologia inteligente em reduzir o consumo de energia e, por sua vez, as emissões de gases de efeito estufa. A incorporação de tecnologias ambientalmente conscientes e eficientes em termos de energia em nossas casas e veículos é uma das várias maneiras pelas quais as inovações tecnológicas podem auxiliar na luta contra as mudanças climáticas.

Embora os progressos sejam encorajadores, o Google reconhece que ainda há muito trabalho a ser feito. Atingir a meta de reduzir as emissões de CO2 pela metade até 2030 exigirá um compromisso contínuo e um foco constante em inovação e práticas sustentáveis.

Resumindo:

Por fim, o papel dos usuários individuais na escolha de opções mais sustentáveis não deve ser subestimado. Cada vez que optamos por uma rota mais eficiente em termos de combustível ou configuramos nossos termostatos de maneira mais econômica, estamos contribuindo para a solução. Afinal, somos todos responsáveis por cuidar do nosso planeta e, com as ferramentas certas à nossa disposição, podemos fazer a diferença.

Desta forma, o Google reafirma sua missão de empregar a tecnologia não só para tornar a vida mais conveniente, mas também para promover um futuro mais verde e sustentável.

Foto do Autor

Escrito por:

GestãoTec


Você pode ser interessar também