Nova Campanha da Kombi Usa Inteligência Artificial Para Criar Dueto Entre Elis Regina e Maria Rita

IA e Deepfake Realizam um Dueto Emocionante e Impressionante entre Elis Regina e Maria Rita em Campanha da Kombi

Por GestãoTec | 06/07/2023 | 4 Minutos de leitura

A nova campanha publicitária da Kombi emprega inteligência artificial para orquestrar um dueto inédito entre Elis Regina e Maria Rita.

 

A campanha publicitária que anuncia o lançamento da 'nova Kombi' no Brasil apresenta Elis Regina e Maria Rita performando juntas. Ambas entoam a canção "Como Nossos Pais", um dos grandes hits de Elis, que faleceu em 1982. O lançamento da propaganda ocorreu ontem (03), durante a comemoração do 70º aniversário da Volkswagen no Brasil.

Como aconteceu o comercial?

Na produção, vemos Maria Rita ao volante do recém-introduzido ID.Buzz, enquanto Elis surge conduzindo uma Kombi clássica, cuja produção no Brasil terminou em 2013, a autenticidade da voz de Elis foi preservada., o semblante da cantora foi reconstituído a partir de imagens de arquivo e obtidas da internet. Uma atriz desempenhou o papel da cantora, e o rosto de Elis foi incorporado posteriormente através de uma tecnologia de reconhecimento facial.

Apesar de ter sido lançado há menos de 12 horas, o comercial já está conquistando as redes sociais, com o nome de Maria Rita sendo um dos tópicos mais discutidos no Twitter.

Afinal como foi possível realizar o comercial?

Em um mundo onde a tecnologia se torna cada vez mais avançada, até mesmo o impossível parece alcançável - como unir Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, para um dueto em um comercial. Este feito impressionante empregou as tecnologias de inteligência artificial (IA) e deepfake.

Deepfake é uma técnica que usa IA para produzir vídeos falsos que parecem autênticos, com capacidade de fazer pessoas parecerem dizer ou fazer coisas que não fizeram. No mundo da publicidade, esta tecnologia oferece novas e empolgantes oportunidades.

O novo comercial da Kombi apresenta Maria Rita e Elis Regina, que morreu em 1982, performando juntas. Para alcançar tal façanha, a equipe responsável pelo comercial usou gravações e imagens das duas artistas, aplicando em seguida as tecnologias de IA e deepfake para criar uma performance realista da dupla cantando em harmonia. Embora esta performance não pudesse ocorrer no mundo real, a inovação tecnológica tornou possível criar uma visão convincente de tal dueto. O resultado está provocando emoções intensas entre os fãs das artistas e levantando questões sobre as implicações éticas do uso dessa tecnologia.

O uso de IA e deepfake na publicidade e no entretenimento é uma tendência que vem crescendo. No entanto, continua existindo um debate sobre as implicações éticas dessas tecnologias, principalmente em termos de manipulação de identidade e a propagação de desinformação. Apesar disso, este caso serve como um exemplo do potencial inovador e criativo da IA, ao mesmo tempo em que sublinha a importância de um debate contínuo sobre seu uso de maneira responsável.

Confira a baixo o comercial 

Foto do Autor

Escrito por:

GestãoTec


Você pode ser interessar também